Dicas da Nurse

Qual a melhor posição para o seu bebê dormir?

Qual a melhor posição para o seu bebê dormir?


Os bebês passam a maior parte do tempo dormindo. E isso é super normal, pois assim eles conseguem se desenvolver por completo, crescendo fortes e saudáveis. Mas você sabia que existe uma posição correta para o seu bebê dormir? Além de ajudar neste desenvolvimento, ela é mais segura e garante a você, mamãe, uma boa noite (ou algumas horinhas!), de sono.
.

Sabendo que você sempre busca o melhor para o seu bebê, preparamos este artigo para que você aprenda sobre a posição correta para o seu bebê dormir. Acompanhe e boa leitura!✍
.

Afinal, qual a melhor posição para o bebê dormir?🤷‍♀
.

Se antigamente acreditava-se que a melhor posição era dormir de barriga para baixo, hoje em dia a recomendação é justamente o contrário. O seu bebê deve dormir de barriga para cima, para garantir a boa respiração e evitar refluxos.
.

Quando o bebê é colocado de lado ou de bruços, ele respira o mesmo ar que expirou. Esse ar, cheio de gás carbônico e com pouco oxigênio, não faz bem para o funcionamento do corpo e pode, em casos mais raros, ser um facilitador para a síndrome da morte súbita.
.

Além de melhorar a qualidade do ar inspirado, dormir de barriga para cima também ajuda a evitar um problema muito comum entre os bebês: o refluxo. Para isso, basta elevar o colchão do berço e deixar a cabeça mais alta que os pés.

É importante ressaltar que a posição “barriga para cima” pode não se aplicar aos recém-nascidos. Por isso, o ideal nesses casos é consultar um pediatra.
.

Por quanto tempo o bebê precisa dormir na posição correta?🕗
.

Você deve estar pensando: “Por quantos anos eu vou ter que me preocupar e vigiar se o meu filho(a) está dormindo de barriga para cima?”. Fique calma! A partir dos 4 meses o bebê já consegue se virar e desvirar sozinho, o que faz com que todo o risco de dormir de lado ou de bruços vá embora.
.

Dicas para o seu bebê ter um sono tranquilo e seguro✅
.

Como falamos, acomode-o de barriga para cima para garantir a qualidade do ar inspirado e prevenir os refluxos. Não fique preocupada se o bebê está confortável em apenas uma posição. Lembre-se que dentro da sua barriga ele ocupava um espaço muito menor e adotava posições muito mais desconfortáveis.
.

Em relação à quantidade de horas, é comum que você deseje, com todas as suas forças, que ele durma durante a noite toda. No entanto, ele provavelmente não conseguirá dormir por oito horas até atingir mais alguns meses de vida.
.

Uma outra dica essencial é sobre o ambiente do quarto e sua iluminação. O bebê, diferente de nós adultos, não tem medos relacionados à escuro, por exemplo. Por isso, não é necessário manter a luz acesa💡. Somente ligue a luz quando necessário e mantenha o ambiente sempre tranquilo, com o mínimo de barulhos.
.

Essas foram as nossas dicas sobre a melhor posição para o bebê dormir. Gostou do artigo? Conte pra gente, como seu bebê dorme?

Quer aprender mais e saber sobre nossos cursos entre em contato.

Contatos Home Nurse
☎ 11 2311- 2846 
📱11 98571-9600
✉E-mail: contato@homenurseassessoria.com.br
📍Clínica: Av. Senador Roberto Simonsen, 743 - sala 125. São Caetano do Sul, SP